Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dias Contados

Querida Ansiedade

 

Sempre fui muito energética e nunca consegui estar parada por muito tempo. Nunca vi isso pelo lado negativo.  Porém, considero-me uma pessoa ansiosa. Basta-me saber que tenho de estar calma, que já fico nervosa!

E não acho que a ansiedade seja uma coisa totalmente má, tem a sua parte boa, por exemplo, o melhor da festa é esperar por ela. E além disso, ela protege-nos de situações perigosas.  Mas é claro que também tem o seu lado pior. Não nos deixa dormir, nem fazer o que gostamos, provoca-nos um medo desnecessário, faz a nossa respiração ficar cada vez mais curta, o nosso coração bater mais rápido e o nosso corpo ficar tenso.

Apesar disso, acho que é cada vez mais atual e (quase) todos nós temos de lidar com ela no nosso dia-a-dia, por causa da pressão e competitividade da sociedade moderna.  Não me vou por aqui a dizer o que se deve fazer para a controlar porque este não é um blog de saúde. Mas eu tenho simples hábitos que me ajudam a diminui-la, por exemplo, cansar-me! Parece simples demais, mas é verdade, ao fazermos exercício físco- nem que seja uma pequena caminhada- gastamos energia e produzimos serotonina, que nos traz bem estar. Outro hábito que ajuda muito e apanhar sol que ativa a produção de melatonina.

Enfim, há milhentas maneiras de controlarmos a ansiedade, quanto mais não seja, consultando um profissional (que ajuda MUITO!) e o importante, apesar de parecer um cliché, é não a deixarmos vencer-nos, e não a encararmos como um assunto tabu.

 

 

 

 

 

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.