Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Dias Contados

Feminismo

Identifico-me imenso com este conceito. E orgulho-me disso. Quero ser uma mulher que luta pelos seus direitos, que luta pela igualdade. Se as nossas avós lutaram pela liberdade, não podemos agora nós lutar pela igualdade? Porém, se me perguntassem há alguns anos se eu era feminista eu teria respondido que não, justamente porque tinha uma ideia muito errada sobre este conceito. Ao procurar a palavra no dicionário, verificamos que feminismo nada mais é que um «movimento político, filosófico e social que defende a igualdade de direitos entre mulheres e homens». Eu acho que é a nossa obrigação lutar pelos nossos direitos. E ser feminista não é (obrigatoriamente) andar sem sutiã, nem deixar crescer os pêlos. Ser "feminista" não é um insulto, nem significa que odeias homens. Aliás, é uma ideia muito errada a de que existem só mulheres feministas. Qualquer pessoa que defenda a igualdade de direitos, é feminista. Os homens não têm de ser sempre mais fortes, não têm de ser eles a pagar as contas, nem de ganhar mais.  

Aconselho-vos a assistir este ted talk da Chimamanda Ngozi Adichie, que é uma escritora nigeriana. 

 

 

Podem clicar em "legendas", para terem legendas em português.

 

Querida Ansiedade

 

Sempre fui muito energética e nunca consegui estar parada por muito tempo. Nunca vi isso pelo lado negativo.  Porém, considero-me uma pessoa ansiosa. Basta-me saber que tenho de estar calma, que já fico nervosa!

E não acho que a ansiedade seja uma coisa totalmente má, tem a sua parte boa, por exemplo, o melhor da festa é esperar por ela. E além disso, ela protege-nos de situações perigosas.  Mas é claro que também tem o seu lado pior. Não nos deixa dormir, nem fazer o que gostamos, provoca-nos um medo desnecessário, faz a nossa respiração ficar cada vez mais curta, o nosso coração bater mais rápido e o nosso corpo ficar tenso.

Apesar disso, acho que é cada vez mais atual e (quase) todos nós temos de lidar com ela no nosso dia-a-dia, por causa da pressão e competitividade da sociedade moderna.  Não me vou por aqui a dizer o que se deve fazer para a controlar porque este não é um blog de saúde. Mas eu tenho simples hábitos que me ajudam a diminui-la, por exemplo, cansar-me! Parece simples demais, mas é verdade, ao fazermos exercício físco- nem que seja uma pequena caminhada- gastamos energia e produzimos serotonina, que nos traz bem estar. Outro hábito que ajuda muito e apanhar sol que ativa a produção de melatonina.

Enfim, há milhentas maneiras de controlarmos a ansiedade, quanto mais não seja, consultando um profissional (que ajuda MUITO!) e o importante, apesar de parecer um cliché, é não a deixarmos vencer-nos, e não a encararmos como um assunto tabu.

 

 

 

 

 

 

Já há muito que queria começar um blog.

Finalmente ganhei «coragem» para fazê-lo, durante uma noite de insónias.

Com o Dias Contados, pretendo falar um pouco de tudo aquilo que gosto: moda, decoração, beleza, comportamento e lifestyle, e no fundo, dar-vos a conhecer um pouco mais dos meus dias: umas vezes mais coloridos, outras tantas mais cinzentos. Mas todos, por decerto, marcados por peripécias, dramas e dúvidas existenciais transversais a todas as mulheres.

Acima de tudo espero que este espaço seja livre e versátil.

 

eu.jpg

 

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.